quinta-feira, 30 de junho de 2011

Escola Santa Tereza também recebe visita contra dengue

A equipe da Santa Tereza e seus alunos puderam aprender de maneira bem descontraída como combater a dengue. Os funcionários que pertence ao Núcleo de Vetores e que estão percorrendo as escolas municipais chegou até a vila Santa Tereza animando a criançada com o palhaço Pim Pom (agente comunitário Wolney).
Pela felicidade das crianças certamente o que aprenderam estarão levando até sua família ajudando no combate ao perigoso mosquitinho.
A palestra já estiveram também nas escolas Beracy e MARC.
Foto: Ana Paula Amorim

O Educacenso é tema de reunião de secretários escolares

Todos os secretários escolares estiveram reunidos nesta quarta-feira (29/06) juntamente com sua coordenadora municipal Aline de Barros Ibanhes na GEDU onde trataram de assuntos relacionados ao Educacenso 2011.
Durante a reunião receberam também das mãos da coordenadora Aline o kit enviado pela Secretaria de Educação de MS (SED) contendo uma bolsa e uma camiseta para cada secretário municipal.
"Encerra-se dia 13/07 o prazo para enviar os dados do Educacenso para o MEC, e precisávamos verificar o andamento com todas unidades escolares municipais para dar apoio se necessário e garantir o envio correto de informações, por isso precisamos nos reunir. O Educacenso tem papel muito importante para a educação e deve ser tratado como uma prioridade", destacou a coordenadora Aline.
O Educacenso tem uma importância fundamental nos municípios já que é através dele que o MEC define e envia as verbas para educação.
Foto: Rafael Matos

Escola Beracy recebe visita de equipe da Saúde

Uma equipe do Núcleo de Vetores pertencente a Gerência de Saúde de Jardim, estão visitando as escolas municipais apresentando para as crianças a importância do combate a dengue.
Os funcionários fazem essa apresentação de maneira descontraída, como o agente de saúde Wolney Rodrigues Vasques, que se transforma no palhaço Pim Pom divertindo e ensinando as crianças que o mosquito da dengue deve ser combatido e evitado, com cuidados dentro da casa.
A visita na escola Beracy ocorreu no dia 29/06.
Foto: Marilene Mugarte

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Professores de Educação Física destacam-se em Dourados

Durante a VIII Jornada de Educação Física, Esporte e Lazer (evento considerado o encontro estadual da Educação Física do MS), que ocorreu dentre os dias 22 a 25 de junho na cidade de Dourados, professores do município de Jardim ganharam destaque com palestras que ministraram. A prof.ª Leila Dutra, e em especial o prof. Nilton César Oviedo Dutra que pertence a REME, e desenvolve um excelente projeto na Escola Municipal Beracy estiveram a frente das capacitações.
No curso ministrado "Artes Circenses na Educação Física Escolar" pelo prof. Nilton "foi trabalhado e apresentado a importância de utilização de materais renováveis e/ou reaproveitáveis tais como TNT, papel, madeira, latas, etc. desenvolvendo portanto não só o trabalho em artes, atividades físicas como também consciência ambietal", destacou o professor.
As inscrições para o curso esgotaram-se com menos de 2 semanas de antecedência do evento, o que comprovou o sucesso do trabalho desenvolvido pelo professor na cidade de Jardim. Dentre os cursistas participaram profissionais da educação física, pedagogos, acadêmicos e dançarinos. O evento ocorreu na Escola CAIC.
Um dos pontos altos do curso foi a apresentação das crianças da Escola Beracy que participam do projeto do mesmo professor "Circo na Escola", os quais foram grandemente aplaudidos.
Devido ao sucesso, o prof. Nilton já tem convite para ministrar outro curso ainda em 2011 em Dourados em evento ainda não divulgado.
Fotos: Nilton C. O. Dutra

Proinfantil tem aulas práticas nos CIEIs

O Proinfantil implantado a quase 2 anos em Jardim, teve um de seus momentos de atividades práticas com as suas PCs (Professoras cursistas) nos últimos dias.
O programa é coordenado na cidade pelas suas 2 tutoras, prof.ª Marilene Mugarte e prof.ª Romilda Arévalo da Rosa, as quais respondem por 6 cursistas cada uma, totalizando 12 educadoras atendidas e que foram acompanhadas durante os 2 anos, com relatórios mensais.
"O amadurecimento das educadoras, juntamente com o conteúdo trabalhado, tem proporcionado uma melhora na qualidade das aulas dentro dos CIEIs, e é visível o envolvimento que elas tiveram durante o curso que está em sua reta final", declarou a prof.ª Marilene.
Na foto estão a educadora Sandra Maria do CIEI Fernando Augusto de Freitas, e sua tutora prof.ª Romilda durante uma de suas aulas práticas acompanhada.
O Proinfantil local é subordinado a coordenação regional localizada em Aquidauana sob responsabilidade da prof.ª Nereida Pereira de Oliveira. Foram trabalhados durante os 2 anos, 4 módulos de 6 meses cada um. O curso foi ministrado na modalidade à distância normal.
Fotos: Romilda Arévalo da Rosa

terça-feira, 28 de junho de 2011

Conselho Municipal de Educação é apresentado aos diretores municipais

Nesta terça-feira (28/06) estiveram reunidos os diretores municipais às 08h e logo em seguida os coordenadores pedagógicos com a prof.ª Suzana, gerente de educação, e a prof.ª Lilian, representante do Conselho Municipal de Educação de Jardim, órgão recém criado no município.
O Conselho Municipal dará mais mobilidade a educação municipal em todas as esferas (municipal, estadual e particular) tendo competência para consultar, normatizar e deliberar. "Este conselho é uma conquista para Jardim, pois antes tudo precisava ir para o Conselho Estadual em Campo Grande, e a partir de agora tudo será resolvido em nossa cidade, as decisões, fiscalizações e demais ações poderão ocorrer com maior rapidez e atendendo as necessidades locais", enfatizou a prof.ª Suzana durante a reunião.
Participaram da criação do órgão as prof.ª Lilian de Fátima Cavalheiro e prof.ª Rosidelma Ferreira Vargas. 
Fotos: Rafael Matos

Aula de Educação Física diferente na Escola Beracy

Durante os dias de chuva na Escola Beracy, as aulas de Educação Física tem um diferencial: a utilização de materiais de jogos recreativos gigantes com o prof. Nilton.
A intenção é que todos os alunos de todas as séries possam utilizar do material já que os mesmos são em tamanho gigante, e que devem ser jogados no chão.
A solução para os dias de chuva, como o caso da Escola Beracy que ainda não possui uma quadra coberta, é utilizar o pátio e promover atividades lúdicas nas crianças com um cunho pedagógico, trabalhando a brincadeira e o cognitivo através do jogo.
Foto: Marilene Mugarte

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jardim vence em várias categorias nos Jogos Abertos de Bonito

Atletas da Escolinha Municipal de Jardim, coordenada pelo Técnico Marquinhos Munhoz, venceram em várias categorias dos Jogos Abertos de Bonito, encerrado no dia 19 de junho.
Participaram todas as categorias, foram campeões nos grupos de 07 a 08 anos; 13 a 14; 15 a 16 e conquistaram o terceiro lugar na categoria adulto.
Os artilheiros jardinenses, Carlos, Alessandro e Lucas Matheus, foram destaque nas competições, ao lado de Guilherme e Alex melhores goleiros em suas categorias.
A prof.ª Suzana disse que a Escolinha de Futsal e de Voleibol que treinam no Ginásio de Esportes Ticão tem sido motivo de grande orgulho para o município, assim como um local para revelar talentos esportivos.
O Prefeito recebeu as equipes vencedoras em seu gabinete no dia 27 de junho deixando a todos palavras de incentivo ao caminho que escolheram percorrer e falou de sua experiência como atleta em sua adolescência.
Com informações da Ascom – Prefeitura de Jardim.
Foto: Ramão Batista

quarta-feira, 22 de junho de 2011

1º EREJA Centro-oeste encerra hoje em Campo Grande

Durante os dias 19 a 22 de junho estiveram reunidos na capital sul-matogrossense os representantes da educação dos municípios dos estados que compõe a região Centro-Oeste brasileira (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e o anfitrião Mato Grosso do Sul) para o 1º EREJA (Encontro Regional da Educação de Jovens e Adultos).
A abertura aconteceu na Assembléia Legislativa de Campo Grande, onde a prof.ª Suzana Lima de Medeiros, membro da Undime-MS, representou a entidade.
Participaram do evento cerca de 160 delegados dos 4 estados, que trabalharam sobre o tema: "Identidade e estratégia do fortalecimento da EJA".
Durante os dias de evento foram formados grupos de trabalho (GTS) com as seguintes temáticas: normatização, financiamento, fóruns de EJA, agenda territorial e tantos outros assuntos pertinentes a melhoria da qualidade no oferecimento da EJA em nosso país.
"A Undime-MS tem feito um trabalho de divulgar entre seus secretários a conscientização da importância dos municípios implantarem a EJA", concluiu a prof.ª Suzana.
Fotos: Suzana L. Medeiros

GEDU recebe visita de projetos sociais infantis

Estiveram nessa quarta-feira (22/06) visitando a GEDU representantes dos projetos infantis "Florestinha", "Bombeirinhos do Amanhã", "Patrulha Mirim" e "Pelotão Esperança" juntamente com a Prof.ª Luciana da Gerência de Assistência Social.
O grupo estava visitando o comércio de Jardim divulgando a data do dia 12/06 que marca o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, e aproveitaram para divulgar o projeto também na GEDU, para seus funcionários e gerente prof.ª Suzana.
Nesse dia de combate, em todo o mundo, são realizadas grandes mobilizações de enfrentamento ao trabalho infantil. O tema trabalhado esse ano é "Trabalhos Perigosos" e o mote "Trabalho Infantil. Deixar de estudar é um dos riscos."
Foto: Tarlys Vezetiv

quarta-feira, 15 de junho de 2011

PROINFO encerra curso Elaboração de Projetos

Encerrou-se no dia 15 de junho o terceiro curso intitulado “Elaboração de Projetos”, oferecido pelo MEC através do Proinfo, convênio entre MEC, SED, Unidme/MS e Prefeitura Municipal de Jardim.

O curso, que faz parte de uma trilogia ofertada pelo Proinfo, foi ministrado durante quase 3 meses pela equipe do Núcleo de Tecnologia na Educação da GEDU, com aulas presenciais nas Escolas Municipais Castelo Branco e MARC, além de aplicação de conteudo online.

Foram atendidos 60 professores da rede municipal, e agora junto com os curso do Proinfo ofertados no ano de 2010, o município de Jardim capacitou 278 professores em Tecnologia na Educação.

Jardim conta com 2 tutores, o professor Rafael Matos e a professora Jackeline Moreira, que continuarão a frente das turmas no 2º semestre ofertando novamente os cursos de 2010, Introdução à Educação Digital e Ensinando e Aprendendo com as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), já que existe demanda.

“O Proinfo prepara os educadores do município conveniado para inserir, de maneira pedagógica, os professores na era digital. O curso encerrado agora possui 40 horas e é dividido em 3 eixos relacionados as teorias pedagógicas de projetos, currículo e tecnologia”. Comenta o professor Rafael Matos.
Fotos: Ramão Batista e Neuma Melo

terça-feira, 14 de junho de 2011

Jogos da REME acontecerão em setembro

Reuniram-se no dia 14/06 a gerente de educação prof.ª Suzana com o coordenador do Núcleo de Esportes, prof. Tomaz Avelar juntamente com os diretores municipais. A pauta da reunião foi a nova data dos jogos da REME.
Ficou acordada a data de 22 ou 23 de setembro para iniciarem os jogos, ainda a ser definido o dia da abertura.
"Ocorreram muitos eventos do calendário esportivo durante o 1º semestre desse ano no município, isso impossibilitou e sobrecarregaria os eventos esportivos caso fossem realizados agora. Sendo assim, a melhor data era mesmo no mês de setembro", informou o prof. Tomaz.
Foto: Rafael Matos

Técnicas do PDE visitam escolas estaduais de Jardim e a GEDU



Estiveram em Jardim visitando as escolas estaduais para dar assessoria técnica ao PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) Sandra Noele Rezende de Oliveira Barboza e Aurinda de Oliveira Lomonaga da SED.
Aproveitaram a oportunidade para visitar a GEDU na oportunidade conversando com o Comitê Estratégico do PDE, uma ferramenta de responsabilidade e desenvolvimento da Educação Pública, que permite ainda fortalecer a autonomia da Gestão da Escola.
Participaram da reunião a gerente de educação prof.ª Suzana Lima de Medeiros, a coordenadora do Núcleo de Inspeção Escolar prof.ª Aparecida Jacob e a coordenadora pedagógica Maria Alcinda Paná.
Foto: Rafael Matos

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Congresso Técnico do JOJUMS e Abertura

Dia 08 as 14 horas aconteceu na Sala Dr. Mário Magno, no  Centro de Atendimento ao Turista, CAT, o Congresso Técnico dos JOJUMS.
Comporam a mesa de honra a Prof.ª Suzana, Gerente de Educação, O Gerente do Núcleo de esportes de Jardim, Prof. Tomáz e o Gerente de Projetos da FUNDESPORTE, Paulo César Mansano.
A Profª Suzana em Nome do Prefeito Carlinhos, deu boas vindas as delegações, desejando a todos boa sorte e uma boa estada em nossa cidade.
O representante da Fundesporte, iniciou sua fala discorrendo sobre as mudanças na inscrição das equipes que agora deverá ter o máximo de 10 atletas e o mínimo de 9, que surpreendeu muitas cidades que não estavam com o número mínimo de atletas, fazendo com que os mesmos agissem rapidamente na vinda de mais atletas de seus municípios para completarem as equipes.

Abertura

A abertura dos JOJUMS aconteceu no Ginásio de Esportes Ticão com mais de 20 municípios participantes.
O ponto alto da noite ficou por conta da apresentação do Projeto Circo na Escola, da Escola Municipal Beracy Brunet Barbosa, que apresentou seus palhaços, malabaristas , swings, e a mais nova modalidade, acrobacia nos tecidos, onde a aluna Ingrid Costa e o aluno Jhonatan Douglas Rola deram um show de beleza, criatividade e equilíbrio. Parabéns Prof. Nilton e equipe, responsável pelo projeto!
Os jogos acontecem no Ginásio de esportes Ticão e na quadra Poliesportiva da Escola Oswaldo Monteiro e a entrada é franca.
Crédito fotos: Ramão Batista

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Escola Chaquib Kadri recebe palestra sobre dengue

A equipe de profissionais da Gerência Municipal de Saúde estiveram visitando a Escola Municipal Chaqui Kadri e demais escolas municipais apresentando para as crianças de forma descontraída como combater a dengue.
As palestras eram feitas com palhaços tornando prazerosa as informações e conhecimentos recebidos pelas crianças, fazendo absorver bem melhor os cuidados que se deve ter com o perigoso mosquito.
Crédito foto: Ramão Batista

terça-feira, 7 de junho de 2011

Jardim receberá JOJUMS de Voleibol

A cidade de Jardim estará recebendo dentre os dias 08 a 13/06 os JOJUMS de Voleibol de 15 a 17 anos.
A equipe feminina de voleibol da cidade foi a campeã em sua categoria em 2010, e nesse ano os campeões estarão nas Olimpíadas Escolares Brasileiras que ocorrerá em Londrina.
O evento terá sua abertura no Ginásio de Esportes Ticão à partir das 19h desta quarta-feira (08/06) onde acontecerão os jogos.
Em Jardim a equipe que está na organização é composta pelos professores Thomaz e Cido do Núcleo de Esportes, e pela prof.ª Suzana da GEDU.
As delegações que participarão dos jogos são: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Bataiporã, Brasilândia, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Iguatemi, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Três Lagoas e a anfitriã Jardim, contando com cerca de 400 atletas.
São parceiros para a realização do evento a Prefeitura de Jardim e Fundesporte com recursos do FIE.
Crédito foto: Ramão Batista

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Equipes de inspeção escolar reuniram-se em Aquidauana

Aconteceu em Aquidauana, durante os dias 1 a 3 de junho o Encontro: "Interação Escolar: da reflexão à ação pedagógica" com o intuito de refletir sobre o trabalho do supervisor de gestão escolar: implicação na prática e instrução, autuação e análise de processos da educação báscia e suas modalidades.
Representando o município de Jardim, estiveram presentes a coordenadora do Núcleo de Inspeção Escolar Prof.ª Aparecida Jacob e as coordenadora do Conselho Municipal de Educação Prof.ª Rosidelma Ferreira Vargas e a Prof.ª Lilian Fátima Cavalheiro.
Crédito foto: Rosidelma F. Vargas

Gerente de Educação se reúne com equipe administrativa dos JOJUMS

Dentre os dias 08 e 13/06 acontecerão em Jardim os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JOJUMS) na modalidade voleibol.
A cidade que irá receber cerca de 400 atletas durante os dias do evento está sendo organizada pelo Núcleo de Esporte através dos professores Thomaz e Cido, e coordenado pela prof.ª Suzana.
Durante a semana ocorreram reuniões com a equipe que irá trabalhar durante os jogos na recepção das delegações, administração dos jogos e alimentação dos atletas.
Crédito foto: Rafael Matos

sexta-feira, 3 de junho de 2011

REME recebe novos uniformes escolares

A GEDU através da administração pública jardinense, distribuiu para os diretores das escolas municipais durante a semana os novos uniformes da REME.
Os diretores estiveram fazendo a entrega dos uniformes assim que os mesmos chegaram nas escolas, e os elogios vieram de todos os lados: dos professores, coordenadores, e principalmente dos pais e dos alunos pela qualidade e beleza dos novos uniformes.
Segundo a gerente de educação, prof.ª Suzana, foi entregue 2 uniformes por aluno, totalizando quase 8000 peças, já que a rede municipal conta com 3941 matriculados.
Crédito foto: Rafael Matos

Semana é marcada por série de ações pelo meio ambiente

Dentre os dias 30/05 a 03/06 acontecem em Jardim a Semana do Meio Ambiente, na qual a coordenadora Prof.ª Maria Alcinda Paná, da GEDU, compõe o CODEMA local, que tem como presidente Claudemar José Sovernigo.
A semana é composta por uma série de atividades nas quais visam apresentar a sociedade uma ótica para o meio ambiente de sustentabilidade aliada ao desenvolvimento.
O encerramento está previsto para o dia 03/06 com a "descida" do Rio Miranda, caminhada ecológica com coleta de resíduos sólidos e visita ao Projeto Reflorestar da 4ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizado.