segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Jardim participa de evento das Olimpíadas de Língua Portuguesa

A coordenadora pedagógica Maria Alcinda Paná esteve representando o município em reunião em Campo Grande sobre assuntos relacionados a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.
O tema das olimpíadas desse ano é 'Escrevendo o Futuro'. Ela é realizada pelo MEC e pela Fundação Itaú Social com coordenação do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
Uma das estratégias é desenvolver um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de oopinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo país.
Na foto o prof. formador Emílio Santiago, prof.ª Janete e prof.ª Maria Alcinda.
Foto: Maria A. Paná

domingo, 30 de outubro de 2011

Projeto da Primavera é destaque na Santa Tereza




O projeto Primavera desenvolvido na Escola Santa Tereza teve a duração de 21 dias foi considerado um sucesso.
As crianças adoraram fazer parte das atividades e de participarem das plantações de mudas e semenstes. Foi uma experiência bem legal, além das apresentações que foram bem sucedidas.
Segundo a coordenadora da escola, prof.ª Ana Paula, as crianças dominaram os conteúdos trabalhados.
Fotos: E. M. Santa Tereza

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dia das Crianças foi comemorado nas escolas da REME


As escolas da REME realizaram comemorações para o dia das crianças de maneira diferenciada e muito divertida. Os professores levaram seus alunos para sorveterias, lanchonetes e restaurantes da cidade.
Algumas unidades levaram seus alunos ao balneário municipal, com apoio da prefeitura, outras ofereceram pic-nic na Praça Evandro Bazzo, e outra ainda levaram os alunos para uma sessão de cinema em Campo Grande.
Cada escola tem o foco na valorização do aluno enquanto criança buscando demonstrar o seu papel na sociedade evitando a queima de etapas na formação do ser humano.
As escolas costumam promover antecipadamente eventos para arrecadar fundos para proporcionar esses momentos para os alunos. Portanto, parabéns pela dedicação e empenho de cada escola, cada diretor e equipe de professores e funcionários que se esforçam todos os anos para fazer o melhor nessa data.
Com informações: ASCOM Prefeitura
Fotos: Ramão Batista

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Conselho do FUNDEB participou de palestra

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) esteve convidando para participarem em Campo Grande do Encontro de Controle do FUNDEB, o presidente do conselho em Jardim, prof.º Sérgio Henrique Sá Braga, a coordenadora da GEDU prof.ª Maria Alcinda Paná, a conselheira Ana Cláudia e a gerente de educação prof.ª Suzana L. de Medeiros.
Dentre os temas debatidos na palestra: O TCU e a fiscalização do FUNDEB; A sociedade Civil e a Fiscalização dos Recursos da Educação; e TCU-MS e a fiscalização do FUNDEB.
"Gastar dinheiro público não é mérito, é obrigação. Agora gastar bem, com eficiência, eficácia e efetividade, aí é mérito" concluiu a conselheira e senadora Marisa Serrano ao final de sua palestra, e que teve a iniciativa do encontro.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Canal Daqui torna-se 'Amigos da Escola' na Chaquib Kadri

A prof.ª Leonice Batistela esteve convidando a equipe do Canal Daqui, Clayton Silva e Hudson Lauro, para participarem do projeto "Bom de Bola, Bom na Escola" que acontece na escola Chaquib Kadri durante essa semana.
Na primeira reunião com a direção escolar e com o soldado Nascimento, cedido pelo 1º Batalhão da Polícia Militar, explanou sobre o sucesso do projeto em Campo Grande.
Clayton, em uma de suas primeiras ações será uma palestra falando sobre a profissão de comunicador e sua experiência de 15 anos.
Hudson Lauro ajudará nas divulgações de atividades e registro fotográfico para a mídia da região sudoeste. A idéia ainda é buscar patrocínios para que o projeto aconteça com sucesso.
Foto: Hudson Lauro

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prof.ª Suzana viaja até Brasília para evento do EJA

A prof.ª Suzana esteve participando em Brasília de um evento no qual esteve representando todos os secretários de educação do MS, a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.
Esta agenda é uma estratégia de ação do SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) para divulgação do EJA em nosso país.
Na reunião, Mato Grosso do Sul apresentou um diagnóstico das ações realizadas em 2011, como: a regionalização do EJA em Campo Grande com participação do MT, MS, GO e DF, e a realização do Encontro Estadual do EJA em Jardim, onde participaram 180 pessoas de mais de 23 municípios.

domingo, 23 de outubro de 2011

Projeto Prefeitura Mais Perto de Você foi encerrado com sucesso

O projeto da prefeitura de Jardim que foi um sucesso pelas vilas e escolas por onde passou, chegou até a região da Vila Brasil na Escola Municipal Zeus Benevides.
Essa região marca o fim do projeto que foi bem recebido pela população jardinense, teve nessa última fase um casamento comunitário com 20 casais, sendo o ponto alto dentre todas as atividades realizadas.
Cerca de 600 pessoas participarão durante o dia do evento. Além da Escola Zeus, as escolas Chaquib Kadri, Durval C. Barboza e Rufina Caldas já haviam recebido a visita dessa equipe.
Fotos: Ramão Batista


sábado, 22 de outubro de 2011

Escola Zeus promoveu festa para o dia das crianças

Como já é tradição, a direção e equipe de professores e funcionários da Escola Zeus Benevides promoveu uma série de atividades para celebrar juntamente com os alunos o Dia das Crianças.
A escola fez uma programação especial durante uma semana, cada dia com atividades diferenciadas, tornando uma semana de muita alegria e diversão que certamente marcou os alunos.
Fotos: E. M. Zeus Benevides



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Gerente de Educação participa de mais uma etapa do Prêmio Itaú/Unicef



A prof.ª Suzana, gerente de educação, esteve participando de mais uma etapa do Prêmio Itaú/Unicef em Goiânia.
O prêmio contribui para a educação de crianças e adolescentes e jovens brasileiros. A proposta é reconhecer e apoiar ONGs que tenham como foco principal a educação integral.
O Instituto Família Legal de Bonito, foi criado com o desmembrameto das atividades da Fundação de Proteção à Criança e Adolescente - Vida Bonito, entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 2003, tem como missão proteger os direitos e interesses de crianças e adolescentes em situação de risco social na região de Bonito. A direção da ONG é feita por Walkiria Mendes Malaquias.
A prof.ª Suzana é uma das avaliadoras deste evento.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Escolas aplicam Provinha Brasil


Começaram a ser aplicadas as provas do programa 'Provinha Brasil' nas escolas Bernardino Machado e Rufina Loureiro Caldas.
Participaram das aplicações da prova as professoras Rosidelma Vargas e Lilian Cavalheiro que fazem parte do Conselho Municipal de Educação.
A Provinha tem por objetivo auxiliar o monitoramento e avaliação dos processos e resultados da alfabetização oferecidas em escolas públicas brasileiras.
As provas ainda serão aplicadas em todas escolas que fazem parte da REME nas turmas de 2º ano.
Fotos: GEDU

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Escola Bernardino comemora semana da criança com belo projeto

Os alunos da Escola Bernardino foram brindados na semana de 03 a 07 de outubro com o projeto Sonho Encantado da coordenadora Geiza Rodrigues Leite.
O projeto contou com a participação de todos os professores da escola, com atividades extra-classe, passeios, recreações, teatro, pintura facial e gincana, que contou inclusive com a participação de alunos e professores da Escola Girassol.
Os alunos ainda puderam se deliciar com bolo, doces, brincar na cama elástica e piscina de bolinhas.
Fotos: Cidinha Pádua

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Homenagem ao Dia do Professor


Você sabe como surgiu o dia do professor?
"Tudo começou com um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias."
(Vicente Martins)
Ser Professor
Ser professor é professar a fé
e a certeza de que tudo terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula
e diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa
de ensinar e aprender.
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão
de quem cultiva uma planta muito rara
que necessita de amor e cuidado.
Ser professor é ter capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que os alunos caminhem com os próprios pés.
Fonte: Mensagens e Poemas


A GEDU, em nome da Gerente de Educação, prof.ª Suzana Lima de Medeiros e toda sua equipe desejam um feliz dia dos professores para todos esses grandes profissionais que abrilhantam a educação municipal jardinense.

domingo, 9 de outubro de 2011

Começam as aulas do curso Técnico em Eventos


Tiveram início nessa semana as aulas do curso Técnico em Eventos do IFMS, assim como já vem acontecendo com os cursos de Meio Ambiente e Logística.
A prof.ª Suzana, gerente de educação, e a prof.ª Cidinha Pádua, tutora do curso, participaram da aula inagural que aconteceu no auditório do CAT com boa participação dos alunos que fazem parte da turma.
O curso deverá durar 1 ano e meio com encontros presenciais semanais. A carga horária total será de 820h aula.
O técnico em eventos pode atuar em instituições públicas e privadas, como empresas que organizam cerimoniais. O profissional pode ainda atuar em cruzeiros marítimos, restaurantes, bufês e hotéis.
Fotos: Ramão Batista

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

XX Jogos da REME terminam com grande sucesso

Os XX Jogos da REME se encerraram e já possui seu quadro final de classificação das escolas.
A Escola Oswaldo Monteiro continuou como a maior detentora de medalhas dos jogos municipais.
Acompanhe classificação final (Primeiro número Ouro, em segundo Prata e terceiro Bronze):
1º Oswaldo Monteiro - 7 - 1 - 6 = 14
2º Castelo Branco - 6 - 9 - 4 = 19
3ª Zeus Benevides - 5 - 4 - 5 = 14
4º Chaquib Kadri - 5 - 4 - 3 = 12
5º Rufina L. Caldas - 4 - 4 - 1 = 9
6º MARC - 2 - 5 - 1 = 8
7º Estácio - 2 - 1 - * = 3
8º Beracy - * - * - 1 = 1
9º Bernardino - * - * - 1 = 1
10º Durval - * - * - * = 0
11º Santa Tereza - * - * - * = 0



Fotos: Ramão Batista

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Material dos cursos do IFMS são entregues em Jardim

Foram entregues nessa semana na GEDU os livros dos cursos técnicos do IFMS de 'Técnico em Logística' e 'Técnico em Meio Ambiente'.
"Esses livros são mais um recurso didático para a aprendizagem dos referidos cursos que já vem acontecendo em Jardim com aulas a distância e presencial uma vez por semana", enfatizou a tutora Cidinha Pádua do curso de Logística.
Foto: GEDU