sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CIEI Joaquim vai promover feira do artesanato

A diretora do CIEI Joaquim e equipe de funcionários convidam toda comunidade para a Feira de Artesanato que será promovida no próximo dia 15/09.
Todo material que será exposto e vendido foi criado pelas professoras e educadoras do CIEI. A feira acontecerá em frente a unidade escolar no período da tarde.
Serão materiais pedagógicos de cama, mesa e banho.
Fotos: Sue Elane
Publicação n.º 427







quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Professores da REME participam de webconferência pelo Meio Ambiente

Professores da REME estiveram participando da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) da primeira webconferência que se realizou na Escola Estadual Coronel Rufino.
A Undime/MS como membro da Comissão Organizadora Estadual - COE/SED, esta promovendo a referida conferência com o objetivo de propiciar atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino e aprendizagem, em uma visão de educação para a sustentabilidade e o respeito à diversidade.
O circuito de webconferência recebeu o título de 'Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis: formação de professores para a IV CNIJMA'. Serão no total 8 webconferência com duração de 2 horas cada, com transmissão nas escolas estaduais. Os professores convidados são do 6º ao 9º ano do ensino fundamental que sinpatizam com temas relacionados a educação ambiental e os professores das escolas municipais participam nas escolas estaduais mais próximas de sua unidade escolar.
Fotos: E. E. Coronel Rufino
Publicação n.º 426


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Diretores participam de reunião na GEDU para desfile

 
Os diretores da REME estiveram reunidos na última terça-feira juntamente com a gerente de educação prof.ª Suzana Lima de Medeiros na GEDU para tratar dos detalhes referentes ao desfile cívico de 7 de setembro.
Durante a reunião, o diretor da Escola Municipal Oswaldo Monteiro, prof. Luciano Prodoskine, aproveitou para convidar a todos presentes e comunidade em geral a participaram Festa da Primavera, tradicional já. Será no próximo dia 15 de setembro à partir das 19h em frente a escola. Haverá leilão, bebidas, espetinhos, pastel, pescaria, bolos, cama elástica, bingo e muita diversão.
Foto: Rafael Matos
Publicação n.º 425

terça-feira, 28 de agosto de 2012

UFMS divulga vestibular em EaD para vários pólos


A UFMS/EaD divulga edital abrindo inscrições para candidatos ao Vestibular EaD - UAB 2012.
Este vestibular são para complementação de vagas de cursos que já se iniciaram em alguns polos, como o de Bela Vista, cidade próxima a Jardim, aberta para o público em geral.
O período para inscrição é de 10 de agosto a 09 de setembro de 2012 através do link no final deste post. As aulas são a distância e os encontros presenciais acontecerão nos polos: Água Clara, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã,  Costa Rica, Miranda, Porto Murtinho, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste, que já são polos da UAB. Os cursos oferecidos variam de acordo com os polos. O valor da taxa de incrição é de R$ 60,00.
Para o polo de Bela Vista, cidade mais próxima a Jardim tem disponível vagas para os cursos de Ciências Biológicas (11), Letras Português/Espanhol (28), Matemática (7) e Pedagogia (30). Nos outros polos existem mais vagas, confira no edital.
Interessados podem ler o edital na íntegra clicando AQUI.
Candidatos que se ecanixam em todos os requisitos podem fazer sua inscrição clicando AQUI.
Com informações: ead.ufms.br
Publicação n.º 424

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Professores do Castelo participam de oficina de Artes Manuais


 
A gerente do Núcleo de Cultura de Jardim, prof.ª Élida Maria de Oliveira, esteve na Escola Municipal Castelo Branco onde ministrou uma oficina de artes manuais para os professores.
O objetivo foi de conhecer novas práticas para agregar aos conhecimentos que os mesmos já possuiam para acrescentar ao 'Projeto Artes Manuais'.
Esse projeto teve início com atividades em março desse ano e atualmente prepara-se para uma exposição de artesanato feito pelas crianças e adolescentes que participam.
A escola agradece a prof.ª Élida pela parceria, entendendo que todo conhecimento sempre agrega para todos que deles participa.
Com informações e fotos: Elza Franco
Publicação n.º 423

domingo, 26 de agosto de 2012

FUNDAC-MS oferece curso para bibliotecário de Jardim

 
O gestor da biblioteca Pública Municipal Prof.ª MSc Rita Carmen Braga Lima de Jardim, o prof. MSc Jair Mauro Faria Fregoneze, esteve participando do estágio em PHL (Personal Home Library) na Fundação de Cultura de MS, onde foi recebido pelo diretor presidente prof. Américo Ferreira Calheiros que também é parceiro na implantação do PHL em Jardim.
O prof. Américo elogiou a atitude da biblioteca de Jardim em busca de informação e disse que experiências de sucesso como essas tem que ser divulgadas, pois são ações assim de baixo para cima e não de cima para baixo. Deve-se sair da inércia e buscar o aprimoramento, fazer o diferente em prol da difusão da informação.
Durante o encontro ainda houve visita monitorada a Biblioteca Pública estadual Dr. Isaias Pain e participação em evento cultural com palestra com o tema Cultura Popular Tradicional de MS.
O estágio foi de 13 a 17 de agosto, sendo considerada pelo gestor jardinense uma semana de aprendizado e uma verdadeira troca, ou seja, parceria e coleguismo. Considera que houve 100% de aproveitamento.
Foto: Jair Mauro
Publicação n.º 422

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Alunos da Beracy fazem visita a Sanesul

Alunos da Escola Municipal Beracy estiveram visitando a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, a Sanesul de Jardim.
Lá acompanhados de um monitor da empresa puderam conhecer todos os processos em que a água recebe tratamento até poder chegar as torneiras das casas.
Fotos: Marilene Mugarte
Publicação n.º 421





quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Alunos do Mais Educação do Zeus visitam GEDU

Alguns alunos que fazem parte do programa Mais Educação da Escola Municipal Zeus Benevides juntamente com a coordenadora MariFátima Rossatto e o prof. George Peixoto estiveram visitando a GEDU nessa semana.
O movito da visita foi de compartilhar a alegria deles com a equipe da GEDU já que um dos projetos desenvolvidos pelo programa, a Horta na Escola, tem sido um sucesso, e levaram alimentos que foram produzidos e doados para os servidores presentes.
Fotos: Rafael Matos
Publicação n.º 420




quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CIEI Joaquim faz programação para comemorar dia do estudante

No último dia 17 de agosto a diretora Sue Elane, professores e servidores do CIEI Joaquim comemoraram juntamente com seus alunos o Dia do Estudante.
Foi uma tarde muito alegre e divertida com apresentações, danças, músicas, orações e brincadeiras.
Fotos: Sue Elane
Publicação n.º 419




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Elaboração de Projetos é o novo curso iniciado do Proinfo


Uma turma com 42 professores e profissionais da educação jardinense iniciaram na última semana mais um curso da plataforma Proinfo, dessa vez foi o curso Elaboração de Projetos, no qual os alunos serão estimulados a trabalharem sobre os temas Projeto, Currículo e Tecnologia.
São 3 eixos que serão trabalhados até o final de novembro. O curso é semi-presencial e acompanhado por tutor.
Cursos do Proinfo em Jardim ocorrem através da parceria entre MEC, SED-MS, Undime-MS e Prefeitura de Jardim.
Foto: Elaine Souza
Publicação n.º 418

domingo, 19 de agosto de 2012

UFMS divulga vestibular do Plano de Professores da Educação Básica


A UFMS/EaD divulga edital abrindo inscrições para candidatos ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.
Este vestibular e vagas são destinadas a profissionais que atuam ainda sem a formação necessária (licenciatura).
Para realizar a inscrição o candidato deverá ser um professor em exercício das escolas públicas estaduais e municipais, sem habilitação, nos moldes do Decreto n.º 6755 de 29/01/2009, estar cadastrado na PARFOR e também estar validado pelo fórum estadual.
O período para inscrição é de 15 de agosto a 09 de setembro de 2012 através do link no final deste post. As aulas são a distância e os encontros presenciais acontecerão nos polos: Água Clara, Bataguassu, Costa Rica, Miranda, Porto Murtinho, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste, que já são polos da UAB. Os cursos oferecidos variam de acordo com os polos.
Interessados podem ler o edital na íntegra clicando AQUI.
Candidatos que se ecanixam em todos os requisitos podem fazer sua inscrição clicando AQUI.
Com informações: ead.ufms.br
Publicação n.º 417

sábado, 18 de agosto de 2012

Alunos da escola Castelo comemoraram dia do estudante com visitas pela cidade


Um dos aspectos mais importantes a considerar é o de que a escola não detém sozinha o monopólio do saber.
Há hoje o reconhecimento de que a educação acontece em muitos lugares, por meio de várias agências. Além da família a educação ocorre nos meios de comunicação, nas empresas, nos clubes, nas academias de ginástica, hotéis, bancos, na rua. As próprias cidades vão se transformando em agências educativas por meio de iniciativas de participação da população na gestão de programas culturais, da organização dos espaços e equipamentos públicos.
A escola agradece a todos os parceiros o exercício de cidadania que se apresentou recebendo os alunos para conhecer esses locais em comemoração ao dia do estudante.
Com informações e fotos: Elaine Souza
Publicação n.º 416











quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Alunos do CIEI Joaquim ganham corte de cabelo


Uma parceria louvável entre a direção do CIEI Joaquim Monteiro e o cabeleireiro Elias da Costa do salão de beleza Elias Hair Design proporcionou vários cortes de cabelos para crianças do CIEI.
Segundo a diretora Sue Elane, os pais foram consultados para autorizar os cortes e aqueles que aderiram puderam sair com um novo visual. Elias da Costa é um parceiro e voluntário que se considera um 'Amigo do CIEI', fazendo referência ao projeto 'Amigos da Escola'.
Atitudes como essa engrandecem a sociedade e mostra a capacidade do ser humano de interagir de maneira a produzir o bem para o coletivo.
Publicação n.º 415
Fotos: Sue Elane