domingo, 30 de setembro de 2012

Mais escolas da REME recebem o projetor do PROINFO

O projetor multimídia do PROINFO que chegou na GEDU nos últimos dias já foram entregues para quase todas as escolas da REME.
Abaixo foto das diretoras e coordenadoras recebendo pelas respectivas escolas.
A diretora da Escola Municipal MARC, Marilene Àvalos, Mana.
A coordenadora da Escola Municipal Santa Tereza, Ana Paula Amorim.
O diretor da Escola Municipal Oswaldo Fernandes Monteiro, Luciano Prodoskine.
A diretora da Escola Municipal Estácio Cunha Martins do Boqueirão, Eneida Silva.
A diretora da Escola Municipal Castelo Branco, Mirtes do Prado Ferreira.
O diretor da Escola Municipal Chaquib Kadri, Erasmo Benites.
As diretoras das Escolas Beracy e Zeus já haviam recebido. Outras informações sobre esse projetor podem ser lidas no post clicando AQUI.
Fotos: Rafael Matos
Publicação n.º 456





sábado, 29 de setembro de 2012

CIEI Geraldo Nantes promove almoço neste domingo

 
O CIEI Geraldo Nantes Martins estará promovendo um delicioso almoço neste domingo, dia 30/09, em prol do dia das crianças.
O almoço acontecerá à partir das 12h na AABB de Jardim, e o valor do ingresso é R$ 12,00.
O cardápio é carne ao molho madeira, arroz a grega, arroz branco, mandioca, salada verde, batata palha e sobremesas tradicionais. Quem for almoçar no local deve levar pratos e talheres, quem preferir haverá marmitex para levar o almoço.
Toda renda arrecadada será revertida para a realização da festa do Dia das Crianças deste ano do CIEI Geraldo Nantes e também para as festividades de Natal.
O CIEI Geraldo agradece a colaboração de todos que ajudarem.
Imagem: Google
Publicação n.º 455

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Projeto entre Jardim e Aquidauana promove capacitação em Biblioteconomia

 
O gestor da Biblioteca Pública Municipal Prof.ª MSc. Rita Carmen Braga Lima receberá amanhã, 29/09, uma visita técnica de 60 alunos do curso de Biblioteconomia da Escola Estadual Doris Mendes Trindade, do município de Aquidauana.
A visita dos estudantes e da bibliotecária coordenadora Ana Maria, se deve a conclusão do projeto I Biblio-União, uma proposta de ajuda mútua entre colaboradores da área de biblioteconomia dos dois municípios, que nasceu quando Ana Maria entrou em contato com o prof. MSc. Jair Mauro Fregonese, gestor da biblioteca de Jardim, solicitando que fosse repassado aos seus alunos os conhecimentos adquiridos por ele em São Paulo quando recebeu a capacitação em PHL (Personal Home Library).
Jair servirá como agente multiplicador da capacitação em troca da reorganização do acervo nas normas da biblioteconomia que será realizada pelos alunos visitantes.
O projeto terá dois momentos sendo o primeiro enfocado no fundamento teórico aplicado no CAT e o segundo com aplicação prática do PHL na biblioteca de Jardim.
"Estamos muito felizes pelo reconhecimento de nosso trabalho e também pela ajuda mútua que realizamos com os profissionais de Aquidauana. Tenho certeza que trabalhamos no caminho certo. Agradeço as minhas coordenadoras, professoras Mariley Cristaldo Duarte, Angela Roberta Nunes Xavier e Genedir Braga, que estão sempre ao lado trabalhando e buscando melhorias para a educação de nossas crianças e a Prefeitura Municipal através da Gerência de Educação que tem dado todo apoio logístico para a realização do evento", concluiu Jair.
Imagem: Rafael Matos
Publicação n.º 454

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Van Gogh foi tema de aula no Oswaldo Monteiro

A prof.ª Cláudia Gregório da Rocha da Escola Municipal Oswaldo Fernandes Monteiro, da disciplina de Artes, trabalhou com seus alunos releituras das obras de Van Gogh. Diante dessas obras intituladas Cadeira de Gauguin surgiu a idéia em criar uma obra que referenciasse ao objeto estudado.
A idéia era do aluno entrando em contato com o expressionismo de Van Gogh, e partindo do contato com essa obra que ele poderia criar sua própria cadeira. Para tal, ele deveria criar um título para ela, elaborar um design criativo e projetar as características específicas de sua cadeira.
Além de trabalhar a noção de espaço tridimensional, perspectiva e jogo de cores, seu olhar estaria sensibilizado para possíveis interpretações que a sua cadeira possibilitaria em uma exposição, abrindo espaço para o lúdico em sua criação.
Fotos: Cláudia G. da Rocha
Publicação n.º 453






quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Olimpíadas de Língua Portuguesa já teve sua seleção em Jardim


No último dia 18 estiveram reunidos na GEDU a Comissão Julgadora Municipal da seleção para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro". A organização em Jardim ficou por conta da coordenadora pedagógica Maria Alcinda Paná.
A banca avaliadora foi composta por três integrantes, a prof.ª MSc. Rita Carmem Braga Lima, as professoras da UEMS Dr.ª Susylene Dias Araújo e a MSc. Josilene Moreira Silveira, onde os textos abaixo foram selecionados para a etapa estadual da 3ª edição da Olimpíada.
 
Poema
Foram enviados 09 textos para 01 vaga.
Título: 'Meu Jardim' da aluna Nathaly Benites Pires da Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino.
 
Memórias Literárias
Foram enviados 06 textos para 01 vaga.
Título: 'Voltando a fita' do aluno Kaleb da Silva Soares da Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino.
 
Crônica
Foram enviados 06 crônicas para 01 vaga.
Título: 'Fazenda Santa Fé, meu reino encantado' da aluna Edirlene Maciel da Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino.
 
Artigo e Opinião
Foram enviados 02 textos para 01 vaga.
Da aluna Neli Andrade Barros Souza da Escola Estadual Coronel Juvêncio.
 
A coordenação local da Olimpíada, a gerente de educação prof.ª Suzana Lima de Medeiros agradecem à comissão julgadora e envia os cumprimentos à todas escolas, professores e alunos participantes. E parabeniza os vencedores.
Fotos: Maria Alcinda Paná
Publicação n.º 452

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Alunos do 'Mais Educação' do MARC visitam GEDU


 
Os alunos do programa 'Mais Educação' da escola MARC e que ocorre em várias outras escolas da REME, estiveram visitando a GEDU juntamente com a prof.ª Maria Lúcia Gimenes e a monitora Sara Queiroz.
O objetivo da visita foi entregar para a equipe da GEDU alimentos que os mesmos alunos plantaram, cultivaram e colheram na horta da escola.
Esses alimentos ajudam além de todo o processo dos alunos de plantar, cultivar e colher, ainda podem se alimentar dele na escola.
Foto: Maria Alcinda Paná
Publicação n.º 451

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Nutricionista da REME é homenageada na GEDU

 
Em comemoração ao dia do profissional de Nutrição (31/08), os servidores da GEDU se reuniram e organizaram uma surpresa para a nutricionista da REME, Juliana Mendonça, que também comemorava seu aniversário.
O papel da nutricionista é fundamental dentro da Gerência de Educação, pois dentre outras funções, ela que estabelece os cardápios que formam a merenda escolar de maneira balanceada e correta, além de supervisionar a manipulação e produção de alimentos nas cozinhas de todas escolas da rede municipal.
Fotos: Rafael Matos
Publicação n.º 450

domingo, 23 de setembro de 2012

Mais um curso para professores de Jardim, LIBRAS

 
Aconteceu em Jardim o 5º Encontro do curso da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS.
O curso foi aberto aos servidores municipais, estaduais, empresários, como toda comunidade que se interessaram em participar, porém com vagas limitadas de 40 pessoas por módulo.
É um curso gratuito e tem como objetivo ampliar a oferta de atendimento diferenciado a pessoas com surdez e usuários de LIBRAS.
A capacitação deu respaldo para o cumprimento da lei n.º 10.098 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade à comunicação para a pessoa com surdez.
Na primeira semana de dezembro o curso estará sendo encerrado, agradecendo a administração municipal e a gerente de educação, prof.ª Suzana Lima de Medeiros que sempre apoiou as ações desenvolvidas para a educação de Jardim no quesito de acessibilidade.
Foto: Maria Alcina Paná
Publicação n.º 449

sábado, 22 de setembro de 2012

7 de Setembro é comemorado com desfile cívico militar

As comemorações para o dia da Independência do Brasil foram realizadas em grande estilo em Jardim, sob a organização da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizado realizou o tradicional desfile pela avenida Duque de Caxias.
O desfile contou ainda com a parceria da prefeitura de Jardim, e as escolas que fazem parte da REME desfilaram com temas voltados para as cores da bandeira.
A escola Beracy recebeu destaque pelo casal de alunos que representaram Dom Pedro I e Dona Leopoldina. A escola MARC desfilou com sua banda de fanfarra, assim como a escola municipal de Guia Lopes da Laguna, Alziro Lopes.
Fotos: Marcos Barros
Publicação n.º 448












sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Acadêmicos da UEMS realizam aula prática com alunos da REME

Os alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Educação Física da UEMS de Jardim, visitaram a Escola Municipal Beracy Brunet Barbosa quando desenvolveram com as crianças do ensino fundamental atividades praticadas na disciplina de Educação Física e Lazer no Ensino Fundamental, cuja ementa prescreve foco nos elementos pertinentes a significados e objetivos, conteúdos e estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem.
Sob a orientação da prof.ª Ana Luiza Louzan, ministrante da disciplina, realizaram atividades relacionadas ao desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças. A coordenadora do curso prof.ª Lourdes Lago Stefanelo agradeceu a diretora Marilene Mugarte e prof.ª Romilda Rosa pela abertura aos alunos do curos.
Com informações: Núcleo de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jardim
Fotos: Marcos Barros
Publicação n.º 447

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Jardim recebe data-show do PROINFO para todas escolas da REME


A Administração Municipal de Jardim recebeu 11 data-show do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) do MEC, sendo que será distribuído um para cada escola da REME.
De acordo com prof. Rafael Matos, assistente das Tecnologias Educacionais, possui um design moderno e atraente. "É um aparelho completo, pois além de projetor ele é um computador, com mouse e teclado, antena wirelles, saída USB, além de contar com o Linux Educacional 4.0", explicou o professor.
As escolas beneficiadas da REME são: Bernardino Machado, Castelo Branco, Durval Coelho Barboza, Estácio Cunha Martins, Beracy Brunet Barbosa, Zeus Benevides, Major Alberto Rodrigues da Costa, Santa Tereza, Oswaldo Fernandes Monteiro e Chaquib Kadri. A Escola Rufina Loureiro Caldas foi a primeira a ser contemplada com o projetor do PROINFO.
Para o secretário de educação a distância do MEC Carlos Eduardo Bielschowsky, um dos idealizadores do programa Proinfo, as escolas públicas brasileiras entram em uma nova fase da era digital ao começar usar um equipamento inovador em suas salas de aula. "Não precisa mais se preocupar em montar o equipamento, ele já é completo" declarou.
O deputado federal Reinaldo Azambuja foi um dos deputados que apresentaram a emenda que além desses projetores já entregaram em Jardim kits com Fanfarra, Rádio Escolar e Hip Hop para escolas municipais.
Nas fotos as diretoras Marilene Mugarte da escola Beracy e Leonice Costa da escola Zeus recebem seus projetores das mãos da gerente de educação Suzana Lima de Medeiros.
Fotos: Marcos Barros e Rafael Matos
Publicação n.º 446





quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Transporte escolar de Jardim recebe 100% de aprovação do DETRAN-MS



No último dia 12 na sede do Detran de Jardim ocorreu a vistoria da frota municipal do transporte escolar, ação que é realizada a cada 6 meses e que busca observar se os veículos que atendem a comunidade escolar estão dentro das normas de qualidade.
Representantes da promotoria pública municipal acompanharam a vistoria realizada pelas técnicas do DETRAN Janete Maria de Arruda e Juliana Ribeiro nos veículos escolares.
Como resultado da análise dos veículos e entrevistas com os motoristas, que são capacitados periodicamente, foram aprovados 100% dos veículos da frota confirmando a qualidade dos serviços prestados em Jardim.
No município a prof.ª Cida Jacob é a responsável pelo Transporte Escolar.
Publicação n.º 445
Fotos: Marcos Barros

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Jardim recebeu novos livros para a biblioteca pública municipal


A administração de Jardim juntamente com a biblioteca municipal cadastrou-se no programa de Ampliação do acervo da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (FBN).
Para poder concorrer à biblioteca jardinense teve que passar por uma sistematização que requer: habilitação, escolha, aquisição e pagamento.
A entrega ocorreu em duas etapas, sendo a primeira a biblioteca recebeu 50% dos livros sendo 852 exemplares, e a segunda que acontecerá no final de setembro.
Uma grande conquista realizada foi o convênio com a fundação Dorina Durval, que estão recebendo constantemente livros em braile e áudio livros.
Segundo o gestor da biblioteca Jair Mauro Fregoneze muitas novidades estão por vir "estamos trabalhando muito para atualizarmos a nossa biblioteca e possibilitarmos um serviço com qualidade total na divulgação da informação".
Com informação: Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Foto: Marcos Barros
Publicação n.º 444

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Bernardino promoveu a Semana do Folclore

A escola Municipal Bernardino Machado, através de sua coordenadora Geiza Rodrigues Leite, professores e alunos, realizaram a 'Semana do Folclore'. A culminância ocorreu no último dia 22/08 com apresentações dos alunos, comidas típicas e muitas brincadeiras.
O projeto foi desenvolvido nos turnos matutino e vespertino.
Publicação n.º 443
Fotos: Geiza Rodrigues Leite