Aconteceu na sala Dr. Mário Magno no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) o 1º Evento de Famílias Bilíngues de Jardim.
A organização do evento ficou por conta da prof.ª Roseli Aparecida Dias Garcia (diretora da Escola Estadual Coronel Juvêncio), prof.ª Luizinha Benedita dos Santos Oviedo e da psicóloga e intérprete de LIBRAS Estela Paulino.
Os surdos são pessoas que fazem parte de uma minoria lingüística e que, portanto, têm o direito de participar das experiências de aprendizagem com a mediação de sua língua natural - a língua de sinais. Além disso, têm o direito de aprender a língua oficial de seu país: a língua portuguesa. Essa situação configura a necessidade de uma educação bilingue para surdos.
A proposta do evento foi de levantar a questão e apresentar a importância da valorização das duas línguas e o papel fundamental que a família do deficiente auditivo possui.
Segundo a gerende de educação prof.ª Suzana "a iniciativa foi maravilhosa, quem ganha é a educação jardinense e as famílias que tem filhos com problemas de surdez". A professora ainda demonstrou seu total apoio para esses alunos assim como do prefeito Carlinhos Grubert.
Fotos: Ramão Batista
Um comentário:
ficou ótima a reportagem, Rafael!!! parabéns....bjus e boa noite!!!!
Postar um comentário