segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Jardim têm boom na educação técnica


O município de Jardim/MS deu um "up" na educação técnica nos últimos 3 anos. A cidade do sudoeste sul-matogrossense tem disponibilizado através de variados meios de ensino a possibilidade de sua população se capacitar através dos cursos que estão em alta devido o tempo reduzido de estudos e o foco nos conteúdos desejados pelo mercado de trabalho, a prática.
Em 2011, a Prefeitura de Jardim fez uma parceria com o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), e consequentemente com o IFPR (Instituto Federal do Paraná), e ofertou 4 cursos técnicos: Meio Ambiente, Eventos, Logística e Reabilitação de Dependentes Químicos (todos de 1 ano e meio), e em 2012 o Técnico em Administração (2 anos). Foi o pontapé inicial para essa verdadeira marcha para uma educação profissional técnica na cidade. Atualmente o curso Técnico em Eventos já encerrou sua turma, e os próximos a encerrarem serão Meio Ambiente, Logística, Reabilitação de Dependentes Químicos e em Administração, nessa sequência.
Também no ano de 2011, a Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino ofertou pela primeira vez o curso Normal Médio, que seria um técnico na área do magistério.
Neste ano, a Escola Estadual Antonio Pinto Pereira começou ofertar Técnico em Recursos Humanos e Técnico em Comércio, com duração de 1 ano, sendo um pela SED-MS e outro pelo PRONATEC do governo federal.
Neste mês de agosto estão se encerrando inscrições para mais dois cursos técnicos em Hospedagem na Escola Antonio Pinto Pereira e em Informática na Escola Coronel Rufino, ambos também do PRONATEC e durarão 1 ano, com previsão de início em setembro de 2013.
A Escola Antonio Pinto Pereira ainda irá oferecer neste ano os cursos técnicos de 3 meses, Condutor Ambiental, Operador de Caixas e Recepcionista, estes pelo FIC onde os alunos receberão uma ajuda de custo para concluírem os estudos, de acordo com a frequência e participação nas aulas.
Além dessas escolas, existe o curso Técnico em Enfermagem acontecendo em Guia Lopes da Laguna (município vizinho, distante 6 km) e que acontece no Centro de Diagnóstico local, que também irá qualificar profissionais que fazem falta na região.
A palavra em Jardim no momento é qualificação! As áreas são das mais variadas e disponíveis para todos, afinal, exceto o de Enfermagem, os demais são gratuitos, sendo alguns até onde alunos recebem para estudar. Vale a pena ficar atento as ofertas... 
Empresários de Jardim e região, também é hora de olhar para esses profissionais que estão saindo com uma gama de conhecimento com um olhar diferenciado, pois mão-de-obra qualificada está começando a se formar na cidade.
Publicação n.º 521

Nenhum comentário: