quarta-feira, 27 de abril de 2011

Professora participa de Encontro de Surdos em Campo Grande

A prof. Ana Cláudia Oliveira Areco, do C.I.E.I. Joaquim F. Monteiro, esteve entre os dias 15 a 17/04 na capital sul-matogrossense participando do 1º Encontro de Família e Amigos de Surdos.
O evento que teve dentre os palestrantes 70% de pessoas surdas e graduadas, focou para  a questão do bilinguismo e sua importância, já que as crianças que nascem surdas ou até desenvolvem a deficiência logo cedo precisa adquirir o conhecimento de LIBRAS como sua língua 1 (L1) e a língua portuguesa como língua 2 (L2), e esta última que é uma língua apenas escrita.
Durante os dias de evento ainda ocorreram participações de psicólogos, fonoaudiólogos, professores, familiares, e claro vários surdos. Alguns palestrantes do evento: Karin Liliam Strobel (surda - SC) doutora em Educação e presidente da FENEIS, Aline Lemos Pizzio (SC) doutora em linguística, Rita de Cássia Maestrini (surda - PR) psicóloga e especialista em educação especial, Shirlei Villalva (surda - MS) mestra em linguística e diretora administrativa do FENEIS, e Rimar Romano Segala (surdo) é ator e tradutor.
Crédito fotos: Prof. Ana Cláudia O. Areco

Nenhum comentário: