quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Entrevista com a coordenadora Marilene Mugarte da Cunha

O blog da GEDU contará esporadicamente com algumas entrevistas com pessoas da educação municipal jardinense. O objetivo é que possamos conhecer um pouco mais de pessoas que fazem a diferença na educação e que já contribuíram com ela durante sua vida.
Obs. Para ler a entrevista por completo não esqueça que no final do post de clicar no botão 'Mais Informações'.

Para iniciarmos essas postagens da seção ‘Entrevistas’ convidamos a prof.ª Marilene Mugarte da Cunha para falar um pouco sobre sua carreira como professora e coordenadora pedagógica no município de Jardim e Guia Lopes da Laguna. Marilene, ou mais conhecida como ‘Lena’, é pedagoga graduada pela Unoeste de Presidente Prudente e especialista em Planejamento Escolar pela Faculdade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro.
Blog GEDU – Marilene quando você começou essa sua carreira de professora?

Marilene – Comecei minha carreira muito nova, minha mãe era professora, a dona Eva Mugarte, em Guia Lopes, na época eu tinha 15 anos e comecei fazendo substituições pois minha mãe tinha que ir para Aquidauana estudar junto com outros professores, assim precisava quem tomasse conta das salas, foi aí que tive a oportunidade de fazer as primeiras substituições.
Blog GEDU – Mas isso não atrapalhou sua vida pessoal começar a trabalhar tão cedo?
Marilene – Não vejo dessa forma. Casei em 84 e fiz o 4º magistério, na época a dona Rita Carmem que dava aula no curso do magistério e também era secretária de educação de Jardim, me convidou para dar aulas no município, não pensei duas vezes e aceitei, era uma oportunidade que não poderia deixar passar. Logo em seguida em 86 o Coronel Pires efetivou as professoras que tinham 2 anos ou mais de contrato, e eu já fazia parte desse grupo. Mais adiante fiz o concurso para Educação Infantil e passei em 2º lugar, e em outro concurso mais recente passei para Coordenação Pedagógica em 1º lugar.
Blog GEDU – Então você realmente se identificou com sua profissão, afinal além de ter começado muito cedo também se saiu bem em concursos não é mesmo?
Marilene – Com certeza. Tanto que já aposentei do 1º cargo, mas continuo no outro e muito feliz com o que faço.
Blog GEDU – Lena, como ficou a questão das amizades que surgiram nesses anos? E os colegas que fez durante sua jornada? Fale um pouco sobre esse lado.
Marilene – Bom eu fiz várias amizades, algumas se tornaram verdadeiras amigas e outras grandes colegas de trabalho. Tive uma grande amizade com a professora Rosidelma, pois fizemos o 4º ano do magistério juntas, também trabalhamos na Escola Chaquib na ‘alfabetização’ (na época se chamava Escola Panorama). Também trabalhei com a Maria Alcinda Paná, a Mariazinha, na ‘educação infantil’ da Escola Beracy. Não posso esquecer da Meire Bearare que foi minha diretora e depois eu que fui diretora dela (risos). Uma pessoa especial que foi minha coordenadora e diretora e nos tornamos amigas foi a Léia Araújo que me ajudou muito. Tive uma outra amiga que atualmente é como se fôssemos irmãs, a Ivana Bertola, diretora da escola Rufina, pois somos da mesma cidade de Guia Lopes, as nossas mães foram professoras naquela cidade e estreitamos nossos laços só em Jardim.
Blog GEDU – Lena, você fez algumas amizades nesses anos, isso é muito bom, pois é possível sentir alegria ao contar sobre essas amizades, é isso mesmo?
Marilene – É sim, são pessoas que gosto muito, e fico muito feliz de fazerem parte de minha vida. Mas ainda tem mais gente que me ajudou, a professora Rita Carmem que me convidou para dar aula abrindo portas na educação para meu trabalho. Sou muito grata a ela, e também dei muita sorte pois logo em seguida, poucos anos depois fui efetivada.
Blog GEDU – Lena, onde você já lecionou?
Marilene – Bom, em Guia Lopes eu trabalhei na Escola Estadual Salomé e na REME local, já em Jardim comecei no Colégio Balão Mágico, onde atualmente é uma casa na Cohab Aeroporto, posteriormente que foi construída a Escola Beracy. Também atuei nas escolas Major Alberto da Costa, Chaquib Kadri, Oswaldo Fernandes Monteiro e Rufina Loureiro Caldas. Fui diretora do extinto ‘Setor 2’ que englobava as escolas Beracy, Rufina, Panorama, Bernardino, Fábio Martins Barbosa e Cachoeirinha (as 2 últimas não existem mais). Para essa função fui eleita.
Blog GEDU – Onde você acredita que seu trabalho teve um melhor desempenho?
Marilene – Meu trabalho fluiu melhor na Rufina e Beracy, pois foi onde ‘peguei’ um gosto muito grande pela coordenação. Não tinha objetivo de ser coordenadora. Quando a Ivana me convidou foi um desafio, mas me apaixonei.
Blog GEDU – Já encontrou com ex-alunos que se tornaram colegas?
Marilene – Sim, e isso me orgulha muito. Tem os professores Dênis e Claudiei que são da educação física. Quando um deles deu aula na Rufina eu brincava e contava para os alunos que ele já tinha sido meu aluno. A minha felicidade é quando fico sabendo que quando foi meu aluno e conseguiu fazer uma faculdade. Sempre fui de incentivar as crianças a tomar gosto pelo estudo pois é algo que ninguém vai tirar delas. Fico super feliz quando me encontram na rua e se lembram e me chamam de professora.
 Também fui professora do meu filho, conhecido como Guga, do Robertinho filho da nossa gerente Suzana, e ela sempre lembra que ele no 1º dia  de aula deixou ele na Beracy e em seguida ele fugiu, e lá ia eu correndo atrás dele (risos).
Blog GEDU – Está feliz com o que faz hoje?
Marilene – Sem dúvida! A Beracy é minha 2ª casa. Sabe quando você se sente tão à vontade em um lugar que não percebe a hora passar? Que faz aquilo com a maior alegria do mundo? É a escola que eu vi nascer, me lembro até hoje da inauguração, me lembro até da roupa que usei no dia, é emocionante. Foi na ‘Bera’ que vivi a maior parte da minha vida profissional.
Blog GEDU – Como foi esse último ano de trabalho na Escola Beracy? Tinha objetivos que foram alcançados?
Marilene – Em 2011 a equipe da Beracy foi ótima. Todos os professores tem especialização e os que não tem estão cursando. Os pais são muito participativos, sempre presentes em reuniões, acompanhando os filhos, uma equipe e uma escola muito boa.
Sobre atingir objetivos, em partes. De 2009 a 2011 me dediquei muito ao Proinfantil, foram 2 anos que tive que me dedicar muito a tutoria desse curso. Na Beracy faço os 2 papéis administrativo e pedagógico, o que me ajuda muito é ter uma equipe competente que faz o trabalho fluir sem precisar se desgastar tanto. Até aqui preciso dar créditos para uma pessoa que me ajudou muito desde que voltei para a Beracy, que foi uma companheira no Proinfantil e também em todos os serviços  da escola que é a professora Romilda Arévalo da Rosa, uma  amiga que conquistei.
Blog da GEDU – Qual é a atual equipe da Escola Beracy?
Marilene – Estamos com os professores Ada Maria, Maria Angela, Adriana Garcia, Kyrla Albuquerque, Maria Lúcia, Nilton, Elur, Sônia Pitol e Evanilda. Também tem como outros funcionários a Ida Felix, Eva Leandro e a Marli Obregon.
Blog GEDU – O que esperar para esse ano de 2012 que está recém sendo iniciado?
Marilene – Esse ano quero que seja o melhor da minha vida. Vamos com os professores procurar fazer o melhor que pudermos, pois temos metas, filosofia e objetivos da escola, queremos que os professores trabalhem com qualidade na educação. A Beracy é uma escola que faz a diferença e quero que faça mais ainda. Pretendemos trabalhar com projetos dentro da nossa proposta pedagógica. Estou com um objetivo de ter uma atenção maior para as crianças com maior dificuldade na aprendizagem, não sei ainda ao certo como vai ser, mas esse é um objetivo para esse ano, conversar com os pais, procurar uma maneira que sejam atendidos por algum especialista, temos alguns casos de crianças que tem grande dificuldade na aprendizagem e precisam de uma atenção uma pouco maior.
Blog GEDU – Para finalizarmos, como você vê essa ampliação da escola?
Marilene – Nossa, era um sonho desde que entrei. É algo que deixou a comunidade inteira satisfeita. Salas amplas, agora temos uma biblioteca, sala do Proinfo, só temos que agradecer, até porque foi feita com recursos próprios do município. Agradecemos ao prefeito Carlinhos, e em especial a Cida Jacob e a Suzana que também batalharam por esse projeto.
O Blog da GEDU ficou muito feliz com a entrevista concedida pela professora Marilene ao prof. Rafael no dia 09 de fevereiro de 2012 e também por sua simpatia e ter compreendido nosso objetivo. Desejamos que continue com seu trabalho que faz com tanta dedicação e lhes damos os parabéns por ser perseverante como profissional.
Foto: Marilene Mugarte da Cunha - Arquivo pessoal

Nenhum comentário: