quarta-feira, 9 de maio de 2012

Entrevista com a diretora Dilza Aparecida de Oliveira de Almeida

Nessa entrevista estaremos conversando com a professora Dilza Aparecida de Oliveira de Almeida. Ela é formada em Normal Superior pela UEMS de Jardim, turma de 2004. Cursa pós-graduação em Educação Especial e outra em Educação Infantil. Atualmente é diretora do CIEI Geraldo Nantes, localizado no Parque das Araras.
Obs. Para ler a entrevista por completo não esqueça que no final desse post de clicar no botão 'Mais Informações'.
Blog GEDU – Olá Dilza, tudo bem? quando você percebeu que seria uma professora?

Dilza – Tudo bem. Bom, eu não tive muita oportunidade de estudar pois morei muito tempo em fazenda, e na época não tinha como estar se locomovendo para escola como hoje. Mas quando pude estudar teve um fato que me marcou muito, que foi meu referencial, a professora Maria do Carmo Guimarães Felizardo. Ela era uma professora muito séria, e durante a aula eu ia com chinelos trocados de um lado azul e no outro preto e os colegas gozavam de mim por esse motivo. Certa vez ela viu a situação, olhou e nada fez, continuando sua aula. Mas no dia seguinte para minha surpresa a professora Maria do Carmo foi com os chinelos trocados, com as cores diferentes. Na semana seguinte, os colegas de turma também começaram a trocar. Esse fato me marcou muito, mostrou que professor é muito mais que ensinar. Tenho uma admiração muito grande por ela, pois transformou um preconceito em conceito bom.
Blog GEDU – Dilza, então esse foi o motivo pelo qual resolveu ser professora?
Dilza – Esse caso da professora Maria do Carmo também ajudou. Mas depois, por rebeldia adolescente, me afastei dos estudos. Por incentivo do meu esposo fiz supletivo na Escola Coronel Juvêncio e depois o CEFAM (Científico e Magistério) na Escola Coronel Felício. Fiz meu estágio na Escola Oswaldo Monteiro que na época tinha como diretora a professora Mariazinha Pleutim e ela me deu as aulas de Recreação. Foi na época em que conheci a professora Suzana Lima de Medeiros que me deu a oportunidade de trabalhar no Colégio Bardal, onde eu descobri uma verdadeira paixão pela Educação Infantil.
Blog GEDU – Então no começo você trabalhou nas escolas Oswaldo e Bardal?
Dilza – Não somente nessas escolas, mas em todas que faziam parte das municipais da época, pois eu trabalhava com a Recreação.
Blog GEDU – E os concursos para professora, você fez muitos?
Dilza – Sim, e tanto que passei e já fazem 8 anos que trabalho como efetiva, desde então estou no CIEI Geraldo Nantes.
Blog GEDU – Qual foi sua maior dificuldade encontrada quando foi para o CIEI ?
Dilza – A primeira foi me deparar com o berçário, pois eu queria um desenvolvimento que eu pudesse ver, mas a criança pequena só se vê esse desenvolvimento ao longo do ano, então foi um pouco frustrante para mim isso de início.
Blog GEDU – E como você superou?
Dilza – Na época a diretora do CIEI era a professora Cidinha Pádua, e eu desabafei e chorei muito, relatando as dificuldades para ela. Mas eu quis continuar lá pois aquilo se tornou um desafio pra mim. Consegui superar e hoje se eu for direcionada para alguma sala eu quero ir para o berçário.
Um outro desafio é o atual, pois agora sou diretora. E minha maior dificuldade foi vencer eu mesma. Eu era uma pessoa que não pensava para falar, só depois de trabalhar com outras pessoas que aprendi primeiramente ouvir, esperar, ter paciência e o tempo do outro.
Blog GEDU – Mas como você se tornou diretora?
Dilza – Eu tinha sido convidada para ser diretora pela professora Suzana. A Cidinha saiu da direção e aí surgiu uma proposta para que eu assumisse ou seria indicada alguém para o lugar, então aceitei mais esse desafio com apoio dos colegas da época.
Blog GEDU – Nesse período todo de crescimento pessoal e profissional, existiu alguma pessoa que fez a diferença na sua vida?
Dilza – Sim, e essa pessoa foi a Cidinha. O motivo foi a dedicação, compreensão, ela me ensinou que era preciso partilhar, ouvir, teve muita paciência com a pessoa que eu era, e essa pessoa que sou hoje, isso teve grande contribuição dela. Também a considero uma amiga, ela ajuda nas horas que preciso até para situações pessoais. Fico muito feliz por ela ter a oportunidade de mostrar seu trabalho além da sala de aula como agora. Uma outra pessoa que também marcou e que me inspirou foi a professora Kátia Farias pelo seu dinamismo.
Blog GEDU – Então podemos dizer que hoje você é uma pessoa que está feliz?
Dilza – Sou extremamente feliz, foram desafios que me foram colocados e eu venci. Eu amo a educação infantil, independente da função eu sempre vou buscar e querer o melhor para meus pequenos.
Blog GEDU – Dilza, como foi o ano de 2011 para o CIEI ?
Dilza – Foi um ano muito importante para nós do Geraldo Nantes. Resolvemos dar uma “parada”. Foi um momento que repensamos a escola, que era individualizada. Paramos e colocamos em discussão que isso não estava sendo algo bom, que precisaríamos de um envolvimento de toda escola, mas o que me melhorar? Foi o que nos perguntamos. O que era ser um profissional democrático? Foi nesse momento de nossas discussões chegamos ao resultado que estamos vivenciando hoje.
Blog GEDU – E o que seriam esses resultados? O que esperar do CIEI Geraldo nesse ano de 2012?
Dilza – O resultado de nossos pensamentos e discussões do ano anterior é que começamos um trabalho mais com as famílias, os pais. Eles estão mais participativos, tem mais poder de decisão. O olhar de fora é capaz de ver detalhes que a gente não enxergava. As crianças choravam muito. Um simples exemplo é que os pais não deixassem as crianças logo no portão, mas fossem com elas até a sala. São pequenas transformações que estão fazendo a diferença dentro do nosso CIEI. Essa inclusão da família tem contribuído grandemente no desenvolvimento do nosso trabalho. Foi então que percebemos a importância da relação família-escola. Portanto, para esse ano de 2012 queremos cada vez mais colocar a família  na escola, até ouvir os problemas que assolam essas famílias para entendermos e ajudar de acordo com as possibilidades.
Blog GEDU – E sua equipe de trabalho? Os servidores do CIEI Geraldo, como são?
Dilza – É um grupo excelente. Uma ótima equipe de professores e colaboradores que tem ajudado um ao outro fazendo um trabalho em conjunto. Depois de muitas reuniões chegamos a esse ponto onde todos se ajudam lá dentro, são professores comprometidos que se envolveram realmente. Todas passaram por formação e quem ainda não tem já está fazendo pós-graduação e todas na área de Educação Infantil.
Blog GEDU – Gostaria de deixar alguma mensagem para finalizarmos?
Dilza – Certamente que sim. Quero agradecer o apoio sempre dado da gerente de educação professora Suzana e da professora Cida Jacob. A professora Cida foi quem me ajudou muito no início que assumi a direção e não tinha conhecimento dessa área administrativa e ela muito paciente me ensinou muito do que sei hoje, assim como  a professora Suzana. Também agradeço o apoio sempre dispensado nos cursos, e toda equipe da GEDU. Não posso deixar de agradecer o prefeito Carlinhos que também sempre podemos contar. Mas um agradecimento especial vai para minha equipe, pois hoje estou na liderança, mas antes de qualquer coisa somos no CIEI Geraldo todos colegas de trabalho.
O Blog da GEDU agradece a entrevista que a professora Dilza nos concedeu, também por sua simpatia e disponibilidade em nos atender. A entrevista foi realizada no dia 02 de maio de 2012 na GEDU ao prof. Rafael. O desejo do blog é que continue com essa dedicação e entusiasmo para que a educação infantil de nosso município mantenha essa boa qualidade que possuímos hoje.

Foto: Dilza A. O. de Almeida – Arquivo Pessoal

Publicação n.º 318

Um comentário:

suzanamedeiros disse...

amei sua entrevista e principalmente sua história de vida, seu aprendizado.....vc é dez!!!!um bjão......